GANHAM FORMA AS ESTAÇÕES MAIS AVANÇADAS DA LINHA 4 DO METRÔ
Entrando na reta final, a Linha 4 do Metrô, que deverá estar em pleno funcionamento até o início das Olimpíadas de 2016, começa a tomar forma com trilhos, pisos, escadas rolantes e painéis decorativos.
As obras no Jardim Oceânico e em São Conrado estão avançadas e com alguns acessos já em fase de acabamento. Vale lembrar que Jardim Oceânico é a única estação com uma obra viária no meio, que é a do mergulhão do retorno da Avenida Armando Lombardi. Além disso, atenderá a dois sistemas, BRT e metrô; entende-se, assim, a complexidade técnica.
A ponte estaiada na Barra, com 72 metros de altura, é outra obra de alta complexidade, e será o único trecho em que o metrô poderá ser visto acima da superfície na Linha 4. A fase atual é de instalação dos cabos de aço, e a plataforma deverá ser colocada este mês.
A previsão é que o metrô comece a funcionar sem passageiros entre abril e maio de 2016; a abertura será em 1º de junho, mas apenas fora dos horários de pico. Um mês depois, começa a operação plena. Estima-se que a Linha 4 vá receber 300 mil passageiros por dia, dos quais 91 mil passarão pela estação Jardim Oceânico.