Consórcio Rio Barra recicla 100% da água utilizada na construção da linha 4 do metrô
A Queiroz Galvão, líder do Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pela Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, implantou diversas iniciativas de sustentabilidade para minimizar os impactos ambientais da obra.
Uma das principais ações é a criação de estações de tratamento da água resultante das escavações dos túneis. Em operação desde o início de 2011, essas instalações garantem o reaproveitamento de 84 mil litros diários de água.
O volume é devolvido aos equipamentos ou reutilizado na limpeza das máquinas, do canteiro de obras ou em outras necessidades do local. Hoje, 100% de todo o efluente são tratados, e já resultou em mais de 50 milhões de litros de água reaproveitados.
A construção da Linha 4 do metrô carioca teve início em junho de 2010 e a previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro de 2015. Atualmente o projeto conta com 1.600 colaboradores em atividade, número que pode subir para 2.500 no pico dos trabalhos.
A expansão do sistema metroviário do Rio de Janeiro permitirá a ligação entre a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e Ipanema, na Zona Sul. Com capacidade para transportar mais de 300 mil pessoas por dia, a nova alinha retirará das ruas cerca de 2 mil veículos por hora.
Sobre a Queiroz Galvão
O Grupo Queiroz Galvão trabalha há 60 anos com soluções de infraestrutura voltadas ao desenvolvimento econômico e social de diversas nações. Sediado no Rio de Janeiro, emprega mais de 40 mil trabalhadores em todo o Brasil e em países da América Latina e da África, além de exportar seus produtos para Estados Unidos, Canadá e Europa. Com faturamento acima de R$ 6,3 bilhões em 2011, o grupo reúne mais de 50 empresas que atuam de forma sinérgica e com elevado respeito ao meio ambiente nas áreas de Construção, Desenvolvimento Imobiliário, Engenharia Ambiental, Óleo e Gás, Indústria Naval, Saneamento, Energia e Alimentos. Para mais informações, acesse: www.queirozgalvao.com